Envolve principalmente as cirurgias meniscais, reparação de ligamentos, osteotomias peri articulares para tratamento de artrose do joelho em fase inicial e artroplastias (substituição da articulação com artrose avançada por peças metálicas, que diminuem o atrito e aliviam a dor do paciente idoso, melhorando a qualidade de vida). Caso 1: Trata-se de paciente jovem com tíbia vara e sinais de artrose inicial no joelho devido à lesão de cartilagem. Neste caso, exatamente pelo fato do paciente ser jovem, a solução foi uma Osteotomia Valgisante da tíbia proximal, que pode ser feita através de diferentes técnicas. A mais tradicional é a técnica realizada com placa e parafusos, onde o médico retira uma cunha de osso da porção lateral da tíbia e fixa com placa, ou insere uma cunha de osso na porção medial, dependendo se for necessário alongar ou encurtar a perna na correção.

joelho01

Este tipo de técnica não permite ajuste após o termino da cirurgia, ou seja, se a correção for insuficiente ou acima do necessário não é possível corrigi-la sem outra cirurgia. Uma outra opção é a correção gradual com fixador externo, onde se pode aumentar ou diminuir a correção, dependendo da melhora da dor e das radiografias realizadas.

joelho02

O tempo de uso do fixador neste tipo de cirurgia normal- mente é de 3 meses e, após a retirada do fixador, não fica material de implante algum no paciente, sendo outra vantagem. Após o termino da correção, ainda com o fixador, o paciente não apresentava mais dor na região medial do joelho, local da lesão, mesmo deambulando com carga total. Hoje, com 4 anos de evolução aproxima- damente, este paciente se encontra assintomático.

joelho3

A melhora da dor medial se deu graças ao balanceamento ósseo, isto é, a tíbia do paciente apresentava uma curvatura acentuada, prejudicando ainda mais a lesão medial no joelho. A cirurgia óssea funciona como uma cambagem do eixo de um carro, permitindo que o desgaste da articulação ocorra por igual, e não localizada em apenas em um dos lados (medial no Joelho Varo e lateral no Joelho Valgo).

joelho4