Se você é daquelas pessoas que estão sempre buscando uma melhor qualidade de vida, é preciso saber quais cuidados devemos tomar para que o prazer não se transforme em problema. Praticar atividade física está relacionado, não somente, à melhora na saúde, mas também na qualidade de vida e longevidade, além de ser uma forma de liberar o estresse, aumentar a disposição.

Para tal é preciso cuidado, em especial com os joelhos. “É é uma das articulações mais solicitada durante a prática esportiva e, como não tem muitos raios de movimento, fica mais suscetível a lesões”, explica o Dr. Maurício Povoa Barbosa, ortopedista especialista em medicina esportiva. Se engana quem acredita que somente atletas experientes estão sujeitos à lesões, muito pelo contrário. As recomendações básicas que antecedem qualquer prática de atividade física começam com um bom alongamento. Há dois grupos de lesões, as lesões por sobrecarga- causadas por atividades que excedem a carga suportada pela articulação. Provocam um desgaste que, no longo prazo, é muito prejudicial aos joelhos.

As tendinites são consequências típicas de lesões por sobrecarga. E as lesões traumáticas – causadas por movimentos de rotação da articulação. São sentidas durante a prática de atividades físicas no momento em que ocorre a lesão.

proteger-joelho-exercicio-fisico-22120

Cuidados ao praticar:

Futebol: a cada seis segundos o jogador faz um movimento inesperado, em geral de rotação, ou seja, precisa mudar de lado rapidamente. Essas movimentações podem causar lesões graves, com risco de ser necessária uma cirurgia. Esta prática pede um bom aquecimento muscular para proteger os joelhos.    Corrida: falta de alongamento muscular, calçado inadequado e correr de forma errada são as principais causas de lesões por sobrecarga, geradas por este esporte. É recomendado que o iniciante comece a treinar pela caminhada e vá aumentando o ritmo gradualmente.    Ciclismo: exige movimento de rotação rápido, que pode sobrecarregar os joelhos. Em geral, as lesões não são sentidas na hora, porque o corpo está aquecido. As aulas de spinning, que viraram atração nas academias, pedem cuidado redobrado, pois a cada vez que o aluno aumenta a carga da bicicleta para forçar o ritmo, aumenta a sobrecarga sobre as articulações.   Tênis: exige muitas paradas bruscas e movimentos repentinos, que podem sobrecarregar e desgastar os joelhos, principalmente em quadras duras. Bom preparo muscular é essencial para protegê-los.

A prática segura de atividade física depende de escolher exercícios adequados para o nível de condicionamento e idade, além de realizar um bom alongamento, fazer progressos graduais, ao longo de semanas ou meses, começando com treinamento leve até condicionar o corpo.

Dicas para um joelho protegido  

Durante os treinos de musculação, procure exercitar a musculatura posterior e inferior das coxas de maneira equivalente. A descompensação entre as duas regiões aumenta o risco de lesões. Atividades esportivas que exigem deslocamentos bruscos e mudanças de direção associados a alta velocidade estão entre as principais causas de lesões no joelhos. Para manter a articulação saudável e livre de dores, evite usar saltos altos e finos por longos períodos, prefira o uso de tênis com sistema de amortecimento, principalmente durante a prática de atividades esportivas. No caso de lesões nos joelhos, aplique imediatamente no local uma compressa de gelo. Não utilize bolsas de água quente, isso pode agravar a lesão. Procure um ortopedista especialista em articulações e só retome os treinos após liberação médica.