(10:48:26) Moderador : Bom dia, gente! Daqui a pouco falaremos com o Dr. Maurício. Logo após a participação dele no Hoje em Dia. Fiquem ligados e mande a sua pergunta!

 imprensa

(11:39:03) AGNALDO pergunta para Convidado: SOU DE SÃO BERNARDO SP

(11:33:56) AGNALDO pergunta para Convidado: BOM DIA

 

(12:04:09) Maurício : Bom dia! Vamos começar?

 

(11:48:39) bella pergunta para Convidado: dor depois de usar mochila é normal?

 

(11:33:02) bella pergunta para Convidado: A mocila tem que ficar acima do quadril?As vezes levo muito peso para escola e me da uma dor nas costas o que pode ser?

 

(10:49:44) Clara fala para Convidado: Muito peso da mochila pode causar danos a coluna ?

 

(12:06:53) Maurício : bella, Então, o ideal seria não ter dor, porém, o que observamos no dia a dia do consultório, é que as crianças, infelizmente, por terem que acarregar uma quantidade muito grande de material, muitas vezes até desnecessário, passam a apresentar algum tipo de dor.

 

(12:08:24) Maurício : bella, O ideal é que a mochila esteja com as duas alças reguladas e justas, com uma cinta anterior para aproximar a mochila das costas e, idealmente, acima do nível da cintura.

 

(12:13:35) Maurício : Clara, Pode. O ideal é que a mochila não passe de 10% do peso da criança ou adolescente e, se possível, além das alças para carregar nas costas, que a mochila também apresente a possibilidade de ter rodinhas e um mecanismo para você variar a forma de carregála. Os problemas mais comuns seriam uma escoliose postural, lombalgia e dor nos ombros. Normalmente esses problemas podem ser resolvidos com tratamento adequado e correção dos hábitos de transporte da mochila.

 

(10:22:32) Jennifer-sp pergunta para Convidado: Doutor bom dia!Trabalho de manha e faço faculdade a noite por isso acabo optando por bolsa! Gostaria de saber qual o peso ideal que a bolsa precisa ter para nao prejudicar a coluna?

 

(10:24:51) Jennifer-sp pergunta para Convidado: Já fiz por muito tempo RPG para corrigir um erro na coluna, mas por troca de plano de saude e depois falta de tempo precisei parar….Posso fazer os excercicios que eram feito na clinica em casa?

 

(10:52:57) Clara fala para Convidado: A criança leva para a escola todos os dias 5 cadernos e 5 livros o que devemos fazer para abaixar o peso nas mochilas ?

 

(12:21:45) Maurício : Jennifer-sp, Não existe um cálculo exato de qual seria o peso máximo para uma bolsa. Porém, o ideal é que, realmente, não passe de 3 quilos aproximadamente. Um hábito importante que você deveria adotar, seria variar o ombro que você carrega a bolsa e fazer um fortalecimento muscular que envolva abdomem, musculatura extensora das costas e ombros.

 

(12:24:13) Maurício : Jennifer-sp, acrescentando: Esta é uma situação temporária, até que você possa retomar o tratamento com outro profissional.

 

(12:28:03) Maurício : Clara, Utilizar cadernos multi-matérias, checar todos os dias se haverá aula das cinco disciplinas e conversar com outros pais a respeito de armários com cadeado para se deixar na escola. Isso é o principal.

 

(12:09:14) Daniel pergunta para Convidado: Estou com Suspeita que estou com ”LER” vc podia me informar os sintomas!!!

 

(12:28:41) Maurício : Jennifer-sp, Pode. Principalmente os exercícios de alongamento posterior da coxa e fortalecimento abdominal, que pode ser feito sem ajuda de qualquer aparelho. Apenas deitada no solo ou sobre um colchão fino.

 

(11:57:52) pati pergunta para Convidado: Boa Tarde,como a Giane cometou,não seria o caso de todos os ortopedistas, buscarem a fazer tipo uma lei, até para que as escolas entendam e comecem a mudar essa rotina das matérias na escola, pois desse jeito, irão continuar, já vejo essas reportagens ahá anos, e nada mudou, então se os ortopedistas entrassem compropagandas e isso fosse levado as escolas como um cuidado para com a saúde e postura das crianças, talvez não iremos ter adultos e até idosos com tantos problemas

 

(12:34:57) Maurício : Daniel, A sigla LER significa Lesão de Esforço Repetitivo, que pode ser devido a um hábito, ao trabalho, posturas, esportes. Por exemplo, uma pessoa que digita mais do que oito horas por dia pode desenvolver tendinite dos membros superiores. Esta tendinite pode ser genericamente qualificada como LER (relacionada ao trabalho). Outro exemplo: um jogador de vôlei pode desenvolver uma tendinite patelar devido ao excesso de sal. Esta tendinite também pode ser enquadrada como LER relacionado ao esforço ou esporte. Os sintomas, depende do local afetado, mas basicamente são dor, edema e dificuldade de realizar a atividade.

 

(12:40:34) Maurício : pati, Esta atitude pode ser desenvolvida juntamente do Ministério da Educação e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Uma sugestão seria que, no futuro, as escolas oferecessem de rotina período integral de estudo, onde as crianças não precisassem levar o material para casa. Pois o estudo e as tarefas seriam feitos na própria escola. Isso é um modelo europeu e americano e poderia ser uma solução.

 

(12:44:40) Maurício : Infelizmente o nosso tempo acabou, preciso ir. Caso exista outras dúvidas, elas podem ser encaminhadas para o meu email através do site: http://www.drmauriciobarbosa.com/. Obrigado e se quiserem me encontrar no Facebook (https://www.facebook.com/search/results.php?q=mauricio barbosa&init=quick&tas=0.1635613046656308&search_f irst_focus=1327675573830#!/profile.php?id=100000098765299). Até mais